A palavra de ordem é PLANEJAMENTO sabe aquela história que fazer "aos poucos, sai mais caro que fazer de uma vez só" realmente essa história é uma verdade. 
Vejamos, reformar uma casa ou um cômodo depende de 3 fatores: custos, mão de obra e material, esses três elementos devem ser priorizados e bem estudados antes de uma reforma. 

Vamos começar com a pergunta principal: QUANTO EU POSSO GASTAR?  Você vai ter como base o que pode pagar para definir os dois próximos fatores.

Segunda pergunta: QUEM EU DEVO CONTRATAR? É importante que seja alguém de sua confiança ou que o serviço já seja conhecido, a mão de obra é 50% da responsabilidade do resultado final que se quer obter. Eu indicaria alguém qualificado, um design se a reforma for de interiores, um arquiteto ou engenheiro para alterações maiores! 

E os outros 50% é responsabilidade dos materiais que serão utilizados. (Uma observação sobre os materiais utilizados: PESQUISE, e tente aliar preço a qualidade, não é impossível pois o mercado hoje dispõe de uma gama diversa de materiais e preços acessíveis) 

Minha dica é: reforme por cômodos, ou por etapas para um melhor resultado final. Tentar resolver tudo de uma vez só não será a solução, só trará mais gastos por pequenos "erros ou falta de acabamentos" por falta de verba. Se a reforma for ESTRUTURAL, CONTRATE UM RESPONSÁVEL! Pois aquela coluna que atrapalha sua garagem pode ser a responsável por 70% do apoio que o teto da sua garagem precisa kkkkkk, então vale a pena ver o que pode ser removido ou modificado. Se a reforma for pequena existe vários sites que te permitem planejar o ambiente antes de reforma-ló com disposição de móveis e ambientação de cores. Por fim, coloque tudo na caneta e conte sempre com um "extra" porque nenhum planejamento de obra sai 100% como o previsto! 

Thalita Cabral.